“Cidades são entes de impossível compreensão plena, que irrecusavelmente balizam nossas vidas cotidianas. (...) Nesta coletânea de textos escolhidos, publicados originalmente no portal Sler, o olhar do autor divaga, busca, reflexiona, se posiciona. Do muito que produziu ao longo dos anos, seleciona e cuidadosamente coleta trechos (...),desenhando um vitral que está e permanecerá para sempre incompleto. A cidade é longa, e os textos são breves. Pois não importa tudo resolver e sim ampliar entendimentos.”
Prefácio de Ruth Verde Zein, arquiteta, professora do Mackenzie São Paulo.
Flávio escreve sobre a Porto Alegre, de escala 13 vertical amena, mas densa, agradável de viver entre grandes árvores de mesmo porte dos edifícios e que talvez tenha se perdido em descaminhos de políticas urbanísticas equivocadas, na vã tentativa de imitar grandezas alheias em vez de enxergar e valorizar aquela escala peculiar e igualmente eficiente.
Flávio é arquiteto, professor da PUCRS, escritor e poeta. A orelha é de Julia Dantas. Fotos de Fábio Del Re, Mário F. Fontanive e Martin Streibel.