(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Maiúscula
  • Maiúscula
Maiúscula
978-65-86264-85-2
14 x 19 cm
104 páginas
1ª Edição - 2024

Categorias Relacionadas:

Maiúscula

Ana Dos Santos


R$ 40,00


Simular o frete
Dividido em três partes por temas, o livro inicia falando da finitude em "Escrevo uns versos, depois, rasgo", justamente por ser “um processo doloroso que me custou muitos rascunhos”, segundo a escritora. Na sequência, "Pérola Negra" faz uma homenagem ao poeta Luiz Melodia e as poéticas negras brasileiras. E finaliza com a série "Afro Disíacas", com uma pegada erótica no sentido mais amplo do Eros, a relação com a vida, com o bem viver das mulheres negras e as deusas que nos habitam. O processo de escrita durou dois anos, período que coincide com intensa produção acadêmica - dissertação de mestrado sobre a escrevivência de mulheres negras e projeto de doutorado sobre a escrevivência de mulheres indígenas – e luto, tanto pessoal quanto coletivo. Em 2023, com a perda da mãe, a escrita de Maiúscula amadureceu com o tema da morte. “A escrita é um processo de cura, pelo menos para mim, sempre foi. Eu escrevo diários desde a infância, e é nesses cadernos que a maioria dos meus poemas são construídos. Na pandemia senti muito a necessidade de expressar meus sentimentos e pontos de vista através da poesia”, explica. Em 20 anos de trajetória, Ana observa que, como escritora negra no Rio Grande do Sul, está vendo e vivendo uma lenta mudança. “Em 2017, fizemos o Segundo Encontro de Escritores Negros Gaúchos na Feira do Livro de Porto Alegre. Ali, eu estava junto ao Sopapo Poético reivindicando esse espaço das vozes negras na literatura gaúcha. E para nós, mulheres, a questão do gênero é muito excludente num cenário majoritariamente masculino.” “Não há tempo para a poesia, diz a poetisa. Pois este livro busca este tempo, cava, conquista. Palavras são ditas sem sombras, versos explodem em referências contemporâneas. Ana Dos Santos (assim, com D maiúsculo) vem provar que a literatura com história nasce por dentro da pele”, destaca a editora Clô Barcellos na contracapa do livro.


Sobre o autor

Maiúscula

Ana Dos Santos

Ana Dos Santos (Porto Alegre/RS) é poetisa, escritora e professora de Literatura Brasileira. Mestra em Estudos Literários pela UFRGS, faz doutorado em Pós-colonialismo e identidades, onde pesquisa a escrita de mulheres negras e indígenas. É autora dos livros “Flor” (Corpos Editora/Portugal, 2009) e “Poerotisa” (Editora Figura de Linguagem/RS, 2019) – finalista dos prêmios Livro do Ano de Poesia da Associação Gaúcha de Escritores do Rio Grande do Sul (AGES) e Milton Pantaleão de Literatura Independente 2020 – “Pequenos grandes lábios negros” (Editora Venas Abiertas/MG) – vencedor do prêmios Milton Pantaleão de Literatura Independente 2021, categoria Poesia.

Integra o catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ) e é Acadêmica de Letras do Brasil/Rio Grande do Sul na cadeira 100 com a patrona Lélia Gonzales.

Livros


Travessias de Amanaã
Maiúscula

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 92.499.615/0001-22
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos