(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Menino - Gaiola e pássaro
  • Menino - Gaiola e pássaro
Menino - Gaiola e pássaro
978-65-86264-65-4
200 páginas
1ª Edição - 2023

Design Gráfico:
Clô Barcellos

Categorias Relacionadas:

Menino, gaiola e pássaro (e-book)

poemas de Roberto Marcantonio – obra póstuma

Eudoxia Mendes Machado


Organização: Eudoxia Mendes Machado

R$ 29,90


Deste livro, constam 140 poemas de Roberto Marcantonio; 99 selecionados por ele; 41 escolhidos pela organizadora, Eudóxia Machado. E ainda há três presentes para o leitor: um QR Code com três músicas compostas por Flávio Oliveira, a partir de poemas do poeta, falecido em 2019.

Roberto Marcantonio (1941-2019) nasceu em Vacaria/RS. Desde 1949, viveu com sua família em Porto Alegre. Cursou Ciências Econômicas (PUCRS) com especialização em Economia. Movido por diversas paixões, a poesia mobilizou a sua energia vital. Compôs poemas, de forma contínua de 1965 a 2017, paralelo a sua profissão de economista. Sempre escreveu, mas não havia publicado. Seus poemas tratam de vida e de arte.

“(...) É um jogo com as formas e os temas do mundo, vertidos em palavras mágicas. Com o poeta, vagamos ou galopamos rumo ao mundo em que a realidade sem sentido adquire sua melhor forma, sentida em cenas oníricas, memórias, pulsões eróticas e as visões da morte, da ausência e das saudades, de arcanos da história e do mundo revelados por tinta cheia de energia. Abre-se a janela de um poema e há criança ou borboleta a brincar, a estender sobre o cotidiano uma graça dourada, que o eleva ao grau mítico, em fábulas de momentos vividos, que escapam da lâmina dos pêndulos e quiçá escapem também do poder da dama de preto. O poeta é Roberto Marcantonio, editado com o amor por sua companheira Eudoxia (...).” Por Francisco Marshall, artista, intelectual e professor.

"As palavras vencem a morte? Sim, porque nos trazem um pensamento e um sentimento vivos, que repousam ainda por trás delas, na escolha do vocabulário, no jeito de organizar a frase, na manha da pontuação. O que aqui temos é o jeito de ser, sentir e pensar de Roberto Marcantonio, que em seus poemas dá a ver uma geração inteira, sensível para a marcha do mundo lá fora e para as fortes mudanças na alma de quem viveu os anos 1960 e 1970 como jovem. Existencialismo, amor pela vida, sincera busca pelo sentido das coisas - eis os temperos de sua poesia."Por Luís Augusto Fischer,                                                                              professor e escritor.



Sobre o autor

Menino - Gaiola e pássaro

Eudoxia Mendes Machado

Eudoxia Mendes Machado (1949), pedagoga, mestre em Administração Pública pela UFRGS e funcionária pública, por mais de 40 anos. Nasceu em Dom Pedrito/RS, estudou e trabalhou, por outros brasis. Boa Vista/RR, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF,  Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Políticas de trabalho e renda, de proteção a crianças e adolescentes foram suas atividades centrais, entretanto, a literatura e a poesia, sempre alimentaram sua existência.

Foto: Flavio Lima

Livros


Menino, gaiola e pássaro
Menino, gaiola e pássaro (e-book)

Áudios

AO HOMEM CHE

CANCAO AOS QUE PARTIRAM

MISTERIOS

Saiba mais...

Texto sobre as 3 músicas:

As canções sobre poemas de Roberto Marcantonio fazem parte da série “Canções de Emergência”, entendida a palavra emergência em seu duplo sentido: o daquilo que emerge e daquilo que é urgente. São Três, a saber: “Aos que partiram” (1986) [no livro à pg.31 com o título de “Canção aos que partiram”], “Mistérios”(1986) [no livro à pg.33] e “Ao homem Tchê” (1984) [no livro à pg.29]. Ao leitor/ouvinte, devo esclarecer que entendo Música como uma arte que lida com o inefável – aquilo que não é possível de ser expresso pelo falar – e com o indizível – aquilo que não é possível de ser expresso pela palavra. Penso ainda que quando a composição musical envolve textos verbais – de poesia ou prosa – nos vários gêneros correntes, tais como canções, cantatas, óperas, oratórios, música litúrgica e outros e com eles interage, o compositor terá de fazer escolhas acerca desta interação. Nas minhas composições da série “Canções de Emergência”, a música ora dialoga com o texto poético, ora o comenta, ora reforça ou destaca algo dele, mas nunca o ornamenta. Assim é nas três canções sobre poemas de Roberto Marcantonio. Fazer cantar os poemas de Roberto Marcantonio foi, a uma só vez, grande desafio e rara oportunidade de criação musical. (Flávio Oliveira)

(08 de julho de 2022)

Flávio Oliveira (1944) –Nasceu em Santa Maria/RS. Sua família veio para POA em 1945. Iniciou estudos musicais aos nove anos. Compositor inicialmente autodidata, estudou contraponto com Armando Albuquerque e composição com Roberto Schnorrenberg, W.C. de Oliveira e Maurice Leroux. É licenciado em Grego e Português pela UFRGS. Lecionou Português e Música no I. E. João XXIII/POA, de 1968 a 1981. Lecionou composição, orquestração, história da música e análise musical no DEMUS-IA-UFRGS. Foi bolsista da Liga für Völkerfreundschaft em Berlim/DDR (1985), do Instituto Goethe, em Berlim/BRD (1985), e do CNPQ em Boston/USA (1990). Ministrou seminários de composição e análise musical na USP, UFSM, UFPEL, UFRJ, UERGS, FUNDARTE e UFRGS. Participou de festivais internacionais de música contemporânea como interprete, compositor e docente. Foi programador e produtor de programas didáticos musicais da Rádio da UFRGS de 1964 a 2003. Participou de várias comissões de avaliação para as Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE/MEC. Sua obra abrange vários gêneros e estão disponíveis em LP, CD e canais de internet. Várias de suas composições para trilhas sonoras de teatro foram premiadas. Em 2002 recebeu dois prêmios Açorianos, nas categorias de “CD erudito” e “compositor”, pelo CD Tudo Muda – a música de Flávio Oliveira, projeto Fumproarte/PrefPoa/SMC, no qual estão gravadas três canções sobre poemas de Roberto Marcantônio. Contato: floliva@terra.com.br

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 92.499.615/0001-22
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos