(51) 3233-3804   (51) 99355-4456   libretos@libretos.com.br
  • Nega Lu
  • Nega Lu
Nega Lu
978-65-86264-97-5
16 x 19 cm
188 páginas
2ª edição - 2025

Nega Lu - Edição especial

Uma dama de barba malfeita

Paulo César Teixeira


R$ 50,00


Simular o frete

“Não era homem, nem mulher, também não era uma drag queen ou um travesti. Então, o que era? Ninguém entendia. Dava um nó na cabeça das pessoas.”

Nega Lu se sobressaía não só pela irreverência e a coragem de se expor num cenário adverso – além do ambiente hostil de uma ditadura militar, vivia numa cidade extremamente conservadora e provinciana, onde qualquer manifestação pública de afeto e sexualidade era vista como tabu. Mas também pelo que havia de absolutamente perturbador em sua presença. Não afeita a submissões de qualquer ordem, inclusive de raça, classe e gênero, sua natureza era um vulcão em permanente erupção, cavando sulcos para abrir novos caminhos numa paisagem gelada e petrificada.

 

Transformou-se em uma figura popular, a princípio, restrita às fronteiras de um gueto boêmio e cultural, depois expandindo-se cada vez mais para além da redoma da contracultura local. Os relatos acerca de suas peripécias, quase todos convergentes e repetitivos, apontam os traços anticonvencionais de sua personalidade. A bem da verdade, não faltava quem tivesse uma história para contar sobre a Nega Lu. O que mais poderia desejar um biógrafo?

Esta edição que agora chega às mãos dos leitores é especial, pois coincide com os dez anos do lançamento do livro Nega Lu, uma dama de barba mal feita, de Paulo César Teixeira. Marca também os 20 anos da morte da Nega Lu. Além da alteração da capa (com a opção pela foto em cores, e não em preto e branco, como na primeira edição), foram feitas pequenas alterações relativas a termos ou expressões que, uma década atrás, soavam como naturais ou consensuais e, hoje, podem dar brecha a preconceitos. A evolução da linguagem acompanha um mundo em permanente mutação.

O livro ganhou o Prêmio de Livro do Ano – Categoria Não Ficção, da AGES (Associação Gaúcha de Escritores), o que representou um reconhecimento à trajetória de uma figura tão autêntica quanto incômoda, capaz de antecipar conquistas sociais e comportamentais que só viriam a se estabelecer, efetivamente, duas ou três décadas depois.



Sobre o autor

Paulo César Teixeira

Paulo César Teixeira frenquentou a Esquina Maldita na segunda metade da década de 1970, a principio quando estudava no Julinho e, depois como aluno do curso de Comunicação Social da UFRGS. Com textos em Istoé, Veja, Época, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Diário do Sul entre outras publicações, lançou em 2010 o livro Darcy Alves – Vida nas cordas do violão (Editora Libretos), biografia do violonista Darcy Alves, parceiro de boemia de Lupcínio Rodrigues.  Em 2005 e 2008 Paulo César, o Foguinho recebeu o Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) de Reportagem Cultural por Um certo Erico Veríssimo e A Rua da Margem, ambas publicadas na revista Aplauso. Em 2012 o autor lançou o livro Esquina Maldita (Editora Libretos) e em 2015 lançou o livro Nega Lu – Uma dama de barba malfeita (Editora Libretos)

     

Livros


Rua da Margem
Nega Lu
Esquina Maldita
Darcy Alves
Nega Lu - Edição especial

Quer receber nossas novidades? Deixe aqui o seu e-mail.

Pesquisa

Editora Libretos

CNPJ 92.499.615/0001-22
Rua Peri Machado 222 | Bloco B | 707 | Porto Alegre | RS | CEP 90130-130
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(51) 3233-3804 | (51) 99355-4456

2020 © Editora Libretos